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Gestão Empresarial

Conheça de forma simples o que é Gestão Empresarial.                                                                    

A grande maioria das pessoas que se torna empresário não tem como objetivo principal vender um produto ou serviço, e sim ganhar dinheiro.

                                                             

Se o objetivo da empresa é ganhar dinheiro então precisamos saber exatamente se estamos ou não ganhando dinheiro.

Trabalhamos no ÊXITO, só cobramos depois que o resultado acontecer.

Em muitas empresas o entendimento dos “Gastos” é incorreto, se misturam Custos, Despesas, Retiradas e Investimentos.

Custos - São os gastos com matéria prima ou produtos para revenda, onde se compra por um valor, adiciona-se uma margem de lucro e se vende.

Despesas - São os gastos realizados para a operação da empresa.               
Retiradas - São despesas pessoais dos sócios.
Investimento - É a despesa para melhoria da empresa, não é recorrente.


As receitas, são divididas em Venda Bruta, Receitas Financeiras, Receitas não Operacionais.

A análise deste conjunto de Receitas e Despesas se dá através de uma ferramenta chamada DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício).
 

Que nada mais é do que o Resultado Econômico, ou seja, a geração de caixa da empresa.

Por outro lado, temos a Situação Financeira, que basicamente é o Resultado Econômico acumulado desde a criação da empresa.

 

É medido pelo Índice de Liquidez Corrente (ILC), que é a divisão do Ativo Circulante pelo Passivo Circulante.
 

Ativo Circulante é tudo que a empresa tem a receber em curto prazo, menos de 12 meses.
Passivo Circulante é tudo que a empresa tem a pagar em curto prazo, menos de 12 meses.

Se esse índice for mais que 1,00 significa que a empresa tem condições de arcar com seus compromissos de curto prazo.

 

O Resultado Econômico no DRE afeta diretamente o ILC.

 

Pronto, já podemos falar de Gestão Empresarial. 

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Resultado Econômico

A sua empresa está apresentando resultado negativo no DRE, e agora?

Temos várias formas de melhorar o Resultado Econômico:

Melhorando a Margem de Lucro:
 
Conhecendo o custo real de cada produto e serviço temos como maximizar os mais rentáveis e corrigir menos rentáveis.
  Melhorando o preço médio de vendas.
  Reduzindo custos.
  Escolhendo corretamente o Mix de produtos.
  Melhorando o aproveitamento a subprodutos não rentáveis.
  Melhorando fluxo de produção e reduzindo o desperdício.
  Controlando a margem de lucro por cliente.     
  Controlando melhor os estoques.
  Melhorando política de compras.
  Buscando novos Fornecedores.
  Analisando o resultado por filiais.


Aumentando as Vendas:
 
Prospectando novos clientes.
  Criando novos Produtos.
  Vendendo em outros mercados.  
  Fidelizando o cliente.
  Incentivando a venda ampliada.
  Criando Campanha de Vendas.
  Fortalecendo a equipe de vendas.
  Utilizando o CRM para registrar melhora as interações entre vendedores e clientes. 
  Buscando a diferenciação de seus produtos.


Reduzindo as Despesas:
 
Captando empréstimos com pagamento mais alongado e juros menores.
  Reduzindo as despesas financeiras, renegociando empréstimos.
  Controlando as despesas através de um Orçamento segmentado.
  Reduzindo despesas em geral.
  Otimizando processos Administrativos e de Produção.
  Reestruturando a carga Tributária.
  Fazendo recuperação Tributária.     
  Terceirizando etapas da produção ou transporte.
  Eliminando a rotatividade de pessoal.
  Fazendo o treinamento de pessoal.


Normalmente em uma Consultoria de Gestão depois de realizado todas as análises, sugerimos de 10 a 30 ações para a empresa.

Dessas ações, de 1 a 5 o empresário não aceita a execução.

Outras 5 já foram tentadas sem sucesso.
Por volta de 50% a 60% das ações sugeridas normalmente são colocadas em prática.

Dessas uma parte tem baixo rendimento.
Mas sempre de 30% a 40% das ações sugeridas apresentam resultados expressivos.


Melhorando o Resultado de 58% a 305% em 6 meses de aplicação.

Situação Financeira

A sobrevivência da sua empresa depende de uma Situação Financeira controlada. 

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta de suma importância para se antecipar a falta ou sobra de dinheiro, agindo com antecedência, melhorando o resultado e gerando maior controle financeiro.

Uma empresa descontrolada Econômica e Financeiramente não quebra do dia para a noite, existe vários estágios para isso acontecer, conheça quais são,

Mesmo adotando todas as medidas acima apontadas para melhorar o Resultado Econômico a mudança na Situação Financeira não é imediata, ela se dá de forma gradual.

Dependendo da Situação de sua empresa você pode precisar de um Reestruturação Financeira, que seria feita da seguinte forma:

Assessoramento para captação de Capital de Giro.
Temos parceria com empresas de FIDC e FINTECH, onde conseguiremos capital de giro com juros com parcelamentos entre 36 e 240 meses.

Gestão sobre o endividamento Financeiro:  
Alongamento das dívidas.  
Renegociação de Juros Cobrados. 
Discussão Jurídica sobre juros pagos indevidamente, segurando possíveis protestos.  
           
Reestruturação Financeira:
Caso não se consiga Capital de Giro novo e nem sucesso na Gestão sobre o endividamento, precisamos tomar medidas mais radicais:
 
Definir o que pagar, renegociar e não pagar, de acordo com a geração de caixa atual. 
Tomar medidas protetivas para o Capital Circulante e Patrimônio Pessoal.
Fazer o Fluxo de caixa de longo prazo.

Equipe do negócio

Planejamento Estratégico

Você está ganhando dinheiro e a Situação Financeira de sua empresa está controlada, esta é a situação atual, não significa que com o passar dos anos essa condição se mantenha.

O mercado, os concorrentes, as tecnologias, mudam rapidamente.

 

Fazendo um Planejamento Estratégico e o revisando periodicamente a empresa se manterá em um rumo pré-estabelecido, assegurando a sobrevivência a longo prazo.

 

Passos de um Planejamento Estratégico:

Diagnóstico das forças e fraquezas da empresa, depois a análise das oportunidades e ameaças do mercado externo, utilizando a ferramenta análise Swot.
Definição de Filosofia e Diretrizes da empresa, através da Missão, Visão e Valores da Organização, para que todos saibam qual é o caminho a ser trilhado. 

Criação das Metas que serão monitoradas através de indicadores pré-estabelecidos.

Criação Planos de Ação para cada departamento da empresa com base nas Metas criadas. 

Avaliação mensal dos resultados alcançados. 

Redefinição semestral do Planejamento Estratégico, corrigindo as Metas.

               

Plano de negócios

Antes de abrir ou ampliar uma empresa é de suma importância fazer uma análise profunda da operação, pois uma grande oportunidade pode se revelar um péssimo negócio.


Estas são as análises a serem feitas:
Análise de Mercado - Clientes, concorrentes e fornecedores.
Plano de Marketing - Produtos, preços, estratégias de promoções, localização.
Plano de Financiamento - Investimento e Capital de Giro necessários, rentabilidade, ponto de equilíbrio, prazo de retorno do investimento
Diagnóstico das forças e fraquezas da empresa, análise das oportunidades e ameaças do mercado externo, utilizando a ferramenta análise Swot.

     

         

Projeto de Investimento

São projetos para ampliação ou modernização de uma empresa já existente.

Os procedimentos para esse projeto são as seguintes: 
Necessidade do projeto - Sua relevância, missão e custo-benefício.
Planejamento - Organização das fases de implementação, orçamento e gestão do Projeto.
Execução - Implantação do projeto.
Encerramento - Acompanhamento final do Projeto.

              

Temos 34 anos de experiência em Gestão Financeira, com inúmeros Cases de sucesso, veja alguns:                                                                                     

Por questões Éticas, não divulgaremos os nomes dos clientes dos Cases abaixo.

Empresa do ramo Varejista


Empresa familiar com Gestão desatualizada e com Resultado Econômico negativo.


Solução: 
Substituição de toda a alta Gerência, reduzindo os salários em 70%.
Mudança da Gestão de controle, passando tudo para a informatização.
Renegociação de todos os contratos de financiamento com o Bancos, diminuindo substancialmente os juros a serem pagos.
Cancelamento e resgates de todos os Seguros e Previdências feito em Banco como reciprocidades.
Redução de 50% na quantidade de funcionários e consequente redução dos escritórios.
Controle rígido das despesas.
Elaboração de Fluxo de Caixa e DRE, e balanços confiáveis.
Criação do Site com venda por e-commerce


A empresa passou a ter Resultado Econômico positivo.

Empresa do ramo de Decoração.


Empresa com problema de Gestão e Resultado.


Solução: 
Criação de Campanha de venda sobre preços médios, resultando em melhora expressiva na margem de lucro.
Criação de um código de produto para controle de estoque.
Catálogo de toda sobra de material espalhados pela empresa.
Mudança da Gestão de controle, passando tudo para a informatização.


O resultado operacional de empresa melhorou em 112%

Empresa do ramo Alimentício


Empresa com problema de Gestão e Resultado.


Solução:
Criação do Departamento de Planejamento e Custos. 
Submissão de todo novo produto ou nova produção a análise de rentabilidade antes de produzir ou fechar o contrato.
Organização do PCP.
Mudança do controle e estocagem de produtos.
Organização de controle da frota de transportes.
Criação em uma empresa externa para a manutenção da frota de transportes.
Organização e nova calibragem do fluxo de produção de toda a planta industrial. 
Aquisição de maquinário para melhor aproveitamento de subprodutos.
Criação de campanha de venda vitoriosa entre as várias unidades da empresa.
Criação de novos produtos.
Atuação em novos mercados.


Empresa passou a ter controle sobre as análises de resultado, a Gestão e controle de estoque ficaram eficientes, o processo de produção ficou 84% mais eficiente, e o resultado melhorou em 62%

Empresa de Segurança


Empresa com Resultados muito negativos.


Solução:
Análise de custo dos serviços.
Estudo da rentabilidade por clientes.
Redefinição de prática de preços por tipo de serviços.
Reformulação dos Contratos de prestação de serviços.
Aplicação dos novos Contratos e preços nos clientes já existentes.


A empresa perdeu 18% de seus clientes e passou de deficitária para superavitária, aumentado o Resultado Operacional em 183%.

Âncora 1

Trabalhamos no Êxito, só cobramos depois que o resultado acontecer.

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